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Alerta para os cuidados e recomendações sobre Mochila Escolar




Um projeto de lei que limita o peso da mochila escolar foi aprovado pelo Senado no final de 2013. Se entrar em vigor, a proposta, que ainda precisa passar pela Câmera dos Deputados, proibirá que os estudantes carreguem mais do que 15% do seu peso. Para que isso se torne realidade, as escolas terão que se adaptar e oferecer armários para os alunos guardarem seu material. O site da Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica (SBOP) listou as recomendações da American Academy of Pediatrics para o uso correto da mochila. A mochila adequada deve possuir as seguintes características: tiras largas e acolchoadas: tiras estreitas causam compressão nos ombros, podendo causar dor e restringir a circulação; possuir duas tiras para os ombros: mochilas com tira única para o ombro não distribuem o peso uniformemente; acolchoamento posterior: um forro acolchoado e resistente protege as costas contra objetos pontiagudos evitando desconforto; tira lombar: uma tira na região lombar (da cintura) distribui o peso de uma mochila pesada mais uniformemente; peso da mochila: a própria mochila deve ser o mais leve possível; mochilas com rodinhas: esta é uma boa escolha para aqueles que necessitem carregar muito peso. Lembrar que, ao subir escadas, ela deverá ser carregada.Para evitar lesões ao usar uma mochila, deve-se: utilizar sempre ambas as tiras nos ombros; tencionar as tiras para que a mochila fique bem junto ao corpo e aproximadamente 5 cm acima da linha da cintura; não exceder o peso da mochila em 10 a 20% do peso corporal da criança; organizar a mochila, utilizando todos os seus compartimentos, de modo que os objetos mais pesados fiquem no centro e mais próximo das costas; transportar apenas o necessário: não carregue livros ou objetos que não serão utilizados naquele dia; dobrar os joelhos ao se agachar: não se incline dobrando as costas, principalmente para erguer algo pesado e ao carregar mochilas; aprender e praticar exercícios de alongamento e fortalecimento dos músculos mais utilizados ao se transportar uma mochila. 
(Fonte SBOP)

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