Pular para o conteúdo principal

BIODIVERSIDADE E EXTINÇÃO DE ESPÉCIES

BIODIVERSIDADE


Biodiversidade é a palavra usada para expressar a variedade de espécies de seres vivos que existem em nosso planeta (ou em uma região em particular), a variedade de aspectos que existem dentro de uma mesma espécie e também a complexidade das interações entre as diversas espécies de uma região.
Todos os índices que medem essa variedade apontam o Brasil como o país da biodiversidade mais rica do mundo (vivem no Brasil cerca de 20% do total de espécies do planeta).
Entretanto, essa grandeza da diversidade da fauna brasileira sugere a falsa ideia de abundância, o que conduz ao extermínio das espécies.

EXTINÇÃO DE ESPÉCIES

Quando o último indivíduo de uma espécie morre, tal espécie foi extinta. Nunca mais existirá um indivíduo vivo que pertença a essa espécie.
A extinção de uma espécie pode ocorrer por causas naturais como mudanças climáticas, aparecimento de novas doenças, incêndios naturais, erupções vulcânicas, secas e enchentes.
Contudo a principal razão para a grande extinção de espécies que vem ocorrendo atualmente é a alteração radical do meio ambiente pelo ser humano. Um dos principais exemplos dessa alteração é o desflorestamento de extensas áreas, por meio de queimadas e corte, para o crescimento de cidades ou para a agricultura e pecuária. Além disso, a introdução de novas espécies em ambientes em que elas não ocorrem naturalmente, a caça predatória, o tráfico de animais e a poluição da água, ar e do solo também contribuem para a perda de várias espécies.
Quando os indivíduos vivos de uma espécie correm risco de desaparecer da natureza dentro de pouco tempo, dizemos que a espécie está ameaçada de extinção.

·         Para saber mais...











PLANO DE AULA

Tema: Conhecendo Animais em Extinção através do Hipertexto

· Objetivos:

- Usar hipertexto na realização de pesquisas, descobrindo através dos links um caminho mais direcionado aos objetivos propostos.

- Descobrir através das pesquisas, os animais ameaçados em extinção e as principais ameaças à sobrevivência dos animais brasileiros.

Dica: As atividades devem ser feitas de preferência em dupla ou trio.

· Desenvolvimento:

1 – No laboratório de informática. (50 minutos)
v Apresentação de um hipertexto com links referentes à lista de animais ameaçados em extinção.
Explicar aos alunos que o hipertexto lhes dará liberdade de escolher vários caminhos tornando a pesquisa mais dinâmica.

Hipertexto

A lista da fauna brasileira ameaçada de extinção divulgada em maio de 2003 apresenta 386 espécies ameaçadas de extinção, 2 extintas na natureza e 7 extintas não incluindo os invertebrados aquáticos e peixes, cujos números ainda não foram divulgados pelo IBAMA. Fazendo um comparativo com os números do levantamento anterior, divulgado em dezembro de 2002, pode-se observar que o número de animais extintos se mantiveram os mesmos, o que também ocorreu com os mamíferos, répteis, anfíbios e insetos. Infelizmente, apenas o número de invertebrados terrestres cresceu assustadoramente, passando de 21 para 30 animais em risco de extinção. O número de aves e mamíferos ameaçadas também cresceu, mas em escala bem menor, de 153 para 156 animais. No levantamento publicado em 1989, estavam ameaçadas 218 espécies, não incluindo peixes e invertebrados. Segundo os pesquisadores, a falta de conhecimento científico na época, impediu que se levantasse o real número de espécies ameaçadas, que provavelmente era maior que o divulgado. As principais ameaças à sobrevivência dos animais brasileiros são a caça predatória, as queimadas e os desmatamentos.

v Leitura do hipertexto e dos textos anexados, seguindo os links.

v Registro escrito dos nomes de alguns animais ameaçados de extinção.

2 - Atividade realizada na sala de aula. (50 minutos)

v Na sala de aula, retomar com os alunos os nomes de animais ameaçados de extinção.

v Discussão através de questionamentos orais:

1) Quais são as principais ameaças à sobrevivência dos animais?
2) Existe na nossa região animal ameaçado de extinção?

3) Que atitude deve tomar em relação a estes animais?

4) Quais as vantagens de navegar por um hipertexto?


¶ Trabalho Avaliativo – Valor: 3,O
· Dividir a turma em duplas e determinar duas letras do alfabeto para cada dupla, que deverá escolher o nome de um animal com cada letra indicada.

· Cada dupla deverá pesquisar em casa sobre os animais escolhidos e em seguida organizar as informações no editor de texto, em forma de ficha, conforme o modelo:

· As fichas deverão ser entregues na próxima aula, juntamente com uma imagem de cada animal.

· As fichas e imagens serão utilizadas na montagem de um Mural intitulado “Animais ameaçados de extinção – Conhecer para preservar”!

· Dica: Para a pesquisa e elaboração da ficha poderão acessar o link abaixo:http://portalamazonia.globo.com/amazoniaaz/categoria_artigo_amazonia_az.php?idCAmz=3

Basta navegar pelas páginas do site, procurar o nome do animal que comece com sua letra do alfabeto, quando achar o nome, clicar sobre a foto do animal, então, irá aparecer uma página com todas as informações necessárias para preencherem a ficha.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVIDADES PARA O 1º ANO - ATIVIDADES PARA REFORÇO - ATIVIDADES PARA ALFABETIZAÇÃO.

Fonte: Professores Alfabetizados

Capinha de carnê de pagamento

Esta capinha e recibos de carnê de pagamento usei para pagamento das mensalidades correspondentes ao curso de reforço escolar, muito útil, a cada pagamento feito, destacava uma parte, assinava, carimbava e arquivava, a outra ficava com o responsável pelo aluno como comprovante de quitação. Bem simples de fazer, usei o programa que muito me ajudou para fazer meus trabalhinhos,o PowerPoint.  Beijocas da Ana  Instagram @ana_athome YouTube At home by Ana Souza Link do meu canal  https://youtu.be/Oj595SYtTMw Grande abraço!!!

Atividades de Língua Portuguesa para o 2º ano do Ensino Fundamental