Pesquisar aqui no blog

Post em destaque

Quer montar seu próprio negócio? Reforço Escolar é a ideia!!!

Dicas de negócio SEBRAE/ REFORÇO ESCOLAR Apresentação do Negócio Sejam por falhas da escola ou dificuldades dos alunos, os prestad...

EDUCAÇÃO/ Como Educar Bebês

Educação vem de berço
Texto
Cristiane Ballerini e Cynthia Costa
 Você tem receio de impor limites ao seu filho pequeno? Muitos pais têm, pois acham que uma postura mais firme pode traumatizar a criança ou deixá-la magoada. Acredite: é justamente o contrário. Como apontam especialistas em psicologia infantil, se os pais deixarem a condescendência de lado e, com sensibilidade, mostrarem ao bebê até onde ele pode chegar, estarão o fazendo se sentir mais amado e mais seguro.

Quando começam a engatinhar e andar, os bebês fazem do mundo um verdadeiro laboratório. E, como pequenos cientistas, testam todas as hipóteses incansavelmente. São capazes de mergulhar a mão no vaso sanitário, comer a ração do cachorro, sentir as emoções de escalar o armário ou de tomar um brinquedo das mãos de outra criança. Sem noção de higiene, perigo ou regras sociais, o céu é o limite para suas experiências. Na cabeça dos pais, fica a dúvida: até onde permitir que o pequeno vá?

Passar o dia escoltando o bebê pode limitar o aprendizado e a busca por autonomia. Por outro lado, fazer-se de ausente e deixá-lo totalmente livre gera insegurança. Educar uma criança é um longo e constante exercício de sinalizar "sim" ou "não" para as suas atitudes e reações, e muitos pais, depois de um dia exaustivo, relaxam na missão de colocar limites claros para os filhos. Mas o dever de estabelecer os comportamentos que são ou não aceitáveis vai muito além da disciplina e é importante desde o nascimento.

0 comentários:

Postar um comentário

Recent Visitors

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Selinho da Amiga ELEÚZIA Varal de Atividades



Sou Blogueira Unida da BAHIA

SELINHO BU

Selinho

Olha que fofo!!! Recebi da Amiga pedagoga Viviane

IMPORTANTE

Os gráficos, receitas, imagens, trabalhos, vídeos e afins postados neste blog, que não são de minha autoria, foram retiradas de outros sites da Internet. Se você detém o direito autoral de algum item, escreva-me para que os devidos créditos sejam publicados ou mesmo as imagens sejam retiradas. Para sugestões, críticas, publicação de atividades ou informações interessantes sobre o educar nos envie pelo E-mail cecpedagógico@hotmail.com