Pular para o conteúdo principal

EDUCAÇÃO/ Como Educar Bebês

Educação vem de berço
Texto
Cristiane Ballerini e Cynthia Costa
 Você tem receio de impor limites ao seu filho pequeno? Muitos pais têm, pois acham que uma postura mais firme pode traumatizar a criança ou deixá-la magoada. Acredite: é justamente o contrário. Como apontam especialistas em psicologia infantil, se os pais deixarem a condescendência de lado e, com sensibilidade, mostrarem ao bebê até onde ele pode chegar, estarão o fazendo se sentir mais amado e mais seguro.

Quando começam a engatinhar e andar, os bebês fazem do mundo um verdadeiro laboratório. E, como pequenos cientistas, testam todas as hipóteses incansavelmente. São capazes de mergulhar a mão no vaso sanitário, comer a ração do cachorro, sentir as emoções de escalar o armário ou de tomar um brinquedo das mãos de outra criança. Sem noção de higiene, perigo ou regras sociais, o céu é o limite para suas experiências. Na cabeça dos pais, fica a dúvida: até onde permitir que o pequeno vá?

Passar o dia escoltando o bebê pode limitar o aprendizado e a busca por autonomia. Por outro lado, fazer-se de ausente e deixá-lo totalmente livre gera insegurança. Educar uma criança é um longo e constante exercício de sinalizar "sim" ou "não" para as suas atitudes e reações, e muitos pais, depois de um dia exaustivo, relaxam na missão de colocar limites claros para os filhos. Mas o dever de estabelecer os comportamentos que são ou não aceitáveis vai muito além da disciplina e é importante desde o nascimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVIDADES PARA O 1º ANO - ATIVIDADES PARA REFORÇO - ATIVIDADES PARA ALFABETIZAÇÃO.

Fonte: Professores Alfabetizados

Capinha de carnê de pagamento

Esta capinha e recibos de carnê de pagamento usei para pagamento das mensalidades correspondentes ao curso de reforço escolar, muito útil, a cada pagamento feito, destacava uma parte, assinava, carimbava e arquivava, a outra ficava com o responsável pelo aluno como comprovante de quitação. Bem simples de fazer, usei o programa que muito me ajudou para fazer meus trabalhinhos,o PowerPoint.  Beijocas da Ana  Instagram @ana_athome YouTube At home by Ana Souza Link do meu canal  https://youtu.be/Oj595SYtTMw Grande abraço!!!

Atividades de Língua Portuguesa para o 2º ano do Ensino Fundamental