Pular para o conteúdo principal

Atividades- Educação Infantil

Como se fosse dinheiro


Todos os dias, Gustavo levava dinheiro para a escola para comprar seu lanche.
Chegava no bar, comprava sua torrada e pagava o sr. Marcos.
Mas o sr. Marcos nunca tinha troco:
- Olha Gustavo, pode levar uma bala pois eu não tenho troco.
Um dia, Gustavo reclamou para sr. Marcos:
- Seu Marcos, eu não quero bala, quero meu troco em dinheiro.
- Ora menino, eu não tenho troco. O que eu posso fazer?
- Realmente não sei, só sei que quero meu troco em dinheiro!
- Mas bala é como se fosse dinheiro! Ora essa... 
Gustavo ainda insistiu umas duas ou três vezes.
A resposta era sempre a mesma:
- Ora, menino, bala é como se fosse dinheiro, então leve um chiclete se não gosta de bala.
Aí Gustavo resolveu dar um jeito.
No dia seguinte, apareceu com um embrulho, os colegas queriam saber o que era, Gustavo ria e respondia:
- Na hora do recreio, vocês vão ver...
E na hora do recreio todo mundo viu.
Gustavo comprou seu lanche. Na hora de pagar, abriu o embrulho. e tirou de dentro... uma galinha.
Colocou a galinha em cima do balcão.
- O que é isso menino? - perguntou o sr. Marcos.
- É para pagar a torrada. Galinha é como se fosse dinheiro, e gostaria do meu troco.
O sr. Marcos pensou por muito tempo, e resolveu dar as moedas de troco para Gustavo, e pegou a galinha para acabar com a confusão.
Gustavo disse a seus colegas:
- Todo o cidadão tem deveres, mas também possuí direitos.

Exercícios:
1. Numere os parênteses de acordo com a ordem do texto:
(   ) - Mas bala é como se fosse dinheiro! Ora essa...
(   ) Um dia, Gustavo reclamou para sr. Marcos:
(   ) O sr. Marcos pensou por muito tempo, e resolveu dar as moedas de troco para Gustavo, e pegou a galinha para acavar com a confusão.
(   ) Gustavo Levava dinheiro para a escola para comprar seu lanche.
(   ) Mas, o sr. Marcos nunca tinha troco:
(   ) A resposta era sempre a mesma.

2. Una as frases, indicando o que fez cada personagem:
                    1. Gustavo
Quem?         2. Sr. Marcos
                    3.  Os colegas

                     1. queriam saber o que havia no embrulho.
Fez o quê?    2. nunca tinha troco.
                     3. comprou seu lanche.
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVIDADES PARA O 1º ANO - ATIVIDADES PARA REFORÇO - ATIVIDADES PARA ALFABETIZAÇÃO.

Fonte: Professores Alfabetizados

Capinha de carnê de pagamento

Esta capinha e recibos de carnê de pagamento usei para pagamento das mensalidades correspondentes ao curso de reforço escolar, muito útil, a cada pagamento feito, destacava uma parte, assinava, carimbava e arquivava, a outra ficava com o responsável pelo aluno como comprovante de quitação. Bem simples de fazer, usei o programa que muito me ajudou para fazer meus trabalhinhos,o PowerPoint.  Beijocas da Ana  Instagram @ana_athome YouTube At home by Ana Souza Link do meu canal  https://youtu.be/Oj595SYtTMw Grande abraço!!!

Atividades de Língua Portuguesa para o 2º ano do Ensino Fundamental